A importância do apego a realidade

É não mascarar a realidade, um exemplo: ter muito dinheiro viver com muito, ter pouco viver com pouco. Coisas boas levam a alegria e comemorações e coisas tristes a tristeza e dor. Em geral as famílias têm facilidade de encarar com realismo as alegrias, estas são com certeza mais fácil, contudo não a tristeza. Esta é difícil ser vivenciada pelo próprio adulto que também tenta fugir e mascarar a realidade.
Mas a vida é feita de dores, aliás de muitas dores: perdas, frustrações, mudanças não desejadas e nem esperadas, surpresas desagradáveis e etc. Quem não passa por isso? E como os filhos podem aprender a encarar tais circunstâncias quando adultos se não tiverem um referencial na família?
Há situações que são tão dolorosas que desconcertam o adulto, mexem com angustias as vezes primitivas de uma fase mais antiga de suas vidas. Pode ser necessário buscar auxílio. Porem o caminho não é fechar os olhos, fazer de conta que não está acontecendo ou tentar manter uma realidade que não existe mais, ou nunca existiu. Não, o caminho é enfrentar e juntos.
Filhos só são pequenos não são bobos, eles percebem sim a dor dos pais, a tristeza e o melhor é que seja vivenciado com realismo. Claro que muitas vezes não é possível abrir toda a verdade (podem ser pequenos demais para encará-las), mas contem dentro do que percebem ser possível a eles e estejam dispostos a conversar, tirar as
dúvidas com a verdade. Pois sofrimentos causam dor, mas não doenças. É a falta da verdade que cria patologias. A Bíblia diz que conhecerás a verdade e ela os libertará isso é verdadeiro também no sentido emocional!
Quando a família tem apego a realidade e as encara, proporciona aos filhos desenvolver a capacidade de ânimo, de ter desejo por coisas melhores e maiores e de ter incentivo de buscar por isso. Quando adultos eles poderão construir uma história diferente para si, pois tiveram o exemplo de pessoas que não desistiram, que mantiveram a esperança e o amor. Que belo aprendizado não? Um incentivo para sermos realistas, vale a pena!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário