O valor da atração afetiva, intelectual e sexual entre pai e mãe

De alguma forma os filhos precisam saber que os pais formam um casal. Que tem uma atração entre eles, que se admiram, se amam e se respeitam. E que fazem coisas das quais os filhos não podem participar. É importante que haja um sentido de “esta mulher é minha, não está disponível e não é descartável, e quem desrespeitá-la vai se haver comigo” e também o equivalente do homem para a esposa.
Essa atração precisa ser suficiente para conter os ataques dissociantes e incestuosos que todos os filhos fazem ao vínculo pai-mãe. Exemplo: numa conversa entre o casal o filho joga o controle da TV neles todos se voltam para ele e deixam de conversar. Pais vão transar os filhos batem na porta e são atendidos. Na hora de dormir tem que ir para a cama dos pais, ou um dos pais ir para a cama com eles.
Esses comportamentos demonstram a dificuldade que o filho tem de não ser o centro das atenções dos pais, o medo de não ter espaço para ele caso os pais façam outras coisas. É uma luta para viver em relações duais (eu-você) porque há a sensação  de que somente na dualidade é que existe satisfação, assim evitam de toda forma as relações triangulares (eu-você-mais alguém), mas é um preparo para a vida, a falta desta vivência cria indivíduos ciumentos e possessivos. Pois conforme eles crescerem serão expostos a várias relações triangulares como com amigos que tem outros amigos, com relacionamentos onde esta pessoa tem uma vida da qual ele não pode fazer parte (como trabalho e amizades). Alem de dificultar o desenvolvimento da capacidade de estar só e bem consigo mesmo. É na manutenção do casal que os filhos aprendem isso. Lembrar que o lugar da família é na mesa e dos pais é na cama.
Como fazer isso no caso dos pais não viverem juntos (separações, falecimento do conjugue e etc)? Esse cuidador que está com o filho deve ter uma vida própria, ou pelo menos, buscar por uma. Ter amigos, ter momentos para fazer coisas que gosta sem os filhos. É buscar o equilíbrio (coisinha difícil de se conseguir!!!) entre o cuidar e o viver sua vida separada(o) deles.
Então, se esses quatro elementos (função materna, função paterna, apego a realidade e atração entre os pais) fizerem parte de nossa postura de cuidador enquanto pais favoreceremos o desenvolvimento dos nossos filhos, lidando com todo o sofrimento que esse desenvolvimento requer. Os pais devem sempre lembrar que os filhos são frutos de seu desejo e só estarão prontos para a vida quando puderem bancar seus próprios desejos, ou seja, quando forem adultos maduros.

Um comentário:

  1. Fernanda Rossi, primeiramente quero lhe agradecer por disponibilizar
    os frutos do seu conhecimento em seu blog.

    A postagem "O valor da atração afetiva, intelectual e sexual entre pai
    e mãe" me lembrou um assunto interessante que até agora eu nunca vi
    ser comentado ou explicado*. Não é coisa de outra mundo, alias é até
    parte de nossa história. Muitos cientistas como Issac Newton, Darwin e
    até Freud, tiveram seus afetos com outras pessoas ( Mulheres & Homens
    ) acompanhados de um banho de atração que não se dava por prazer
    sexual, carinho ou amor, mas sim por um pacto com a ciência e a
    inteligência que unia as duas pessoas.

    É interessante destacar que cada um deles não escolheu duas ou mais
    pessoas para esse afeto, mas apenas uma ! Algo parecido com Charles
    Chaplin também aconteceu. . . ( como eu disse não é comentado nem
    explanado esse comportamento em diversos livros e documentarios que já
    li e vi sobre os tais )

    Nenhum deles procurara uma mulher, mas sim o companheirismo da sua
    intelectualidade. Mas não se resume por aí, alguns mortais* também
    preferem esse tipo de companheirismo, onde algumas vezes o sexo e as
    palavras carinhosas estão em ultimo lugar ou em nenhum lugar !

    Geralmente, obeservando o principio do empirismo, homens assim acabam
    por viver de forma solitaria, morrendo com seu pacto com a ciência.


    Obrigado pela atenção e ficarei mais grato com um comentario seu ou
    uma explicação variante sobre.


    Rangel Vasconcelos

    ResponderExcluir