Se sua realidade muda, seus sonhos não precisam mudar

A realidade por vezes é cruel com os sonhos. Ao longo da vida muitos sonhos são modificados, deixados para traz ou esquecidos. Tal circunstância pode causar frustração e sofrimento. Claro que nem todos os sonhos são possíveis de realização, muitos não o são. Principalmente os infantis, baseados em fantasias e expectativas por vezes irreais. Esses precisam ser aprimorados ou até abandonados. E nem sempre sua falta de concretização causa dor.
Contudo, as aspirações mais fortes que nos acompanham por anos e tem um significado todo especial, estes, quando não concretizado pode trazer grande sofrimento. Em alguns casos até o desenvolvimento de uma depressão.
Frente a eles se faz necessário uma reflexão: o que houve? O que faltou? O que dificultou? Era passível de realização? Onde errei? Qual o contexto inserido? São algumas das perguntas importantes para a compreensão desta ocorrência. Tais respostas podem esclarecer, acalmar a alma e até ajudar a retomar esse alvo com uma nova postura.
Mas e quando a vida muda?
Ficar adulto muda tanta coisa! A realidade da maturidade transforma perspectivas, planos, desejos, enfim, muita coisa. Dificilmente a vida nos leva por caminhos que queremos. Muitas vezes diante dos novos contextos os sonhos são engolidos e engavetados. O que à longo prazo pode trazer uma frustração imensa.
Além do fato de que às vezes a realidade muda a despeito da nossa vontade, por exemplo, frente à perda de um amado seja por luto ou separação, uma dispensa de um emprego desejado, uma tragédia da natureza, um acidente com conseqüências desastrosas, enfim, tantas situações podem nos tirar do rumo, do caminho planejado. Diante dessa nova realidade, tanto a vida quanto as aspirações precisam ser refeitas, o que não é nada fácil. Envolvem viver um luto pela situação antiga, restabelecer emoções e só então estar pronto para pensar no futuro.
Re-encontrar o que te proporciona prazer, o que faz o coração pulsar e o que é desejável para a vida pode ser um caminho para se re-compor e colocar a vida novamente nos trilhos.
Comparo a vida a uma construção, pense em uma. Toda construção é trabalhosa, onerosa e demorada. E cheia de contratempos. Uma reforma pode ser tão ou mais desgastante do que construir algo novo. Refazer sonhos é como reformar. Desgastante, mas necessário, por vezes indispensável. E nunca é tarde para recomeçar, pois os sonhos podem ser atemporais. Se realizados causam grande prazer, até mais quando foram complicados de ser alcançados.
Deixo como indicação desta reflexão um vídeo muito interessante, sobre a vida de Marc Herremans. Um triatleta que fraturou a coluna durante um treino e que teve que repensar toda a vida. A realidade deste atleta mudou, sua condição de vida até física se tornou outra. No entanto, ele refletiu, encontrou dentro de si o que o movia e refez sua história. Com novas circunstâncias, até mais difíceis, é verdade. Mas com muita vontade e garra, o que lhe proporcionou vitórias, lindas vitórias. E uma convicção de que: "se sua realidade muda, seus sonhos não precisam mudar". Ou seja, sonhos podem ser adaptados, não necessariamente abandonados. Esta pode ser a beleza de crescer. 




6 comentários:

  1. Fernanda, lindo e emocionante!!!!

    Obrigada!!!!!

    Beijos minha prima querida!!!

    Salete.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fer!!! Adoro suas reflexoes, sao muito pertinentes ao que vivemos...
    é como se alguem traduzisse aquilo que vivemos em palavras, mto legal!!
    Andrine Mignoso

    ResponderExcluir
  3. Estou adorando ler os seus artigos, parabéns por mais este trabalho: ajudando as pessoas compreenderem melhor o "mundo".
    Cristina Serra

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo texto Fernanda e o vídeo mto bonito. Parabéns!
    Franciely Bottaro

    ResponderExcluir