Presente X Presença


Na correria do dia a adia nem sempre é fácil encontrar tempo para brincar com um filho, conversar com o conjugue, estar perto de quem se ama. O tempo vai passando, as faltas se cronificando e na tentativa de compensar a ausência, muitos pessoas presenteiam, não para comprar o outro (como é muito dito), mas para amenizar a falta. Contudo, é um método pouco eficaz. Pois nada substitui a presença de pais, marido, esposa ou amigos. O tempo é curto, mas pouco tempo vivenciado com qualidade, ou seja, estar com a pessoa com sua mente livre, deixando os problemas e outras necessidades de lado, é muito mais apropriado até do que um dia inteiro junto com a mente no trabalho. 

Luciana Gentilezza, psicanalista paulista, usou de uma idéia para explicar a diferença entre presença e presentes, segue abaixo:

"Imagine que você se perdeu no deserto do Saara, sol, fome, sede, medo, desespero foram os seus acompanhantes por horas e mais horas. Até que você é encontrado. Quando te resgatam a primeira coisa que recebe é um colar de pérolas. Não é o que você precisa, você precisa de água, comida, abraço, acolhimento, mas não pode reclamar, afinal é um colar de pérolas! Mas continua distante de sua necessidade verdadeira."

Na vida real, os presentes atingem a mesma finalidade, a maior parte das vezes o presenteado se cala, e até se envergonha de reclamar, afinal é um bom presente. Entretanto longe do que ele(a) realmente precisa, que é presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário